"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mensagens Fortes, Comerciais Exemplares (1)

Inspirado no livro de Antonio Lavareda ("Emoções Ocultas e Estratégias Eleitorais") inicio hoje uma nova seção para debatermos os comerciais e mensagens eleitorais.

Lembrando que nossa intenção aqui não é acirrar disputas partidárias ou de preferências por candidatos, mas contribuir para exemplificar, direto na fonte, peças bem sucedidas que fazem parte do trabalho do marketing político.

Segundo Lavareda, as mensagens eleitorais podem ser: positivas; negativas; e comparativas.

Ele ainda divide o conteúdo cognitivo das mensagens eleitorais em: caráter; biografia/currículo; realizações; tema; questões; propostas; clima/mobilização/apoio; convocar/ensinar a votar.

Vamos começar pelo spot "Grávidas" - Lula (Eleição à Presidência do Brasil, 2002. 90 segundos / Duda Mendonça), exemplo claro de mensagem positiva:


Para os amigos do blog o que esse comercial despertou nos eleitores 8 anos atrás?

4 comentários:

  1. Caro amigo Thiago, me desculpe se andei sumido, mas foram dias conturbados de muito trabalho.
    É sempre um imenso prazer em comentar seu blog, que sempre vem nos enriquecendo com suas visões políticas e com assuntos sempre gostosos de debater.
    Lembro-me bem desse comercial, na época não entedia nada sobre política, muito menos sabia o que queria da vida, nem se quer se minha vida tomaria rumos como os presente momento.
    Mas hoje vejo que vivo pelo que faço, e pelo que amo. Esse comercial apelou para o lado sentimental dos eleitores, foco direto e psicológico da equipe e Marketólogos de Lula e PT.
    Atinge e faz realmente nos pensar-mos no futuro.
    Esse comercial vai além da político, digo que é um comercial social, que se não tivesse a assinatura do PT poderia até ser um comercial como os de uma campanha ambiental se modificado um pouco.
    Mas a questão é que os eleitores começaram a partir dai a credibilizar ao PT para a presidência da Republica sempre foi de esquerda!
    Claro que com vários outros fatores de persuação política.
    Obrigado amigo e mais uma vez Parabens pelos posts!

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  2. Oi Wesley,

    bom retorno ao nosso debate!

    Pois é, muito bem lembrado, esse comercial é tão bem produzido que nem se parece com aquelas mensagens políticas carrancudas, rancorosas ou de precária apresentação curricular...

    Junta-se a boa produção, a boa percepção do momento. Após uma grande decepção dos eleitores com o segundo mandato de FHC (saiu com uma aprovação de apenas cerca de 30%), o "tema" da mudança foi tratado de forma brilhante nesse comercial.

    Lembrando ainda, que a maioria das ações de marketing eleitoral buscam afetar primeiro o coração das pessoas, para depois chegar ao cérebro... e esse spot do Duda Mendonça cumpre isso muito bem, não acha?

    Grande abraço companheiro!

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  3. Acredito que o comercial teve um apelo relacionado à responsabilidade de escolher um futuro "melhor"! ao mesmo tempo que relaciona-se com a idéia do "novo".
    Acho fantástico, muito positivo, leve e ao mesmo tempo passa a mensagem...

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  4. Concordo Milena.

    A utilização do Chico também foi muito bem pensada!

    Uma mensagem direta para o eleitorado feminino atingindo pontos de preocupações fortes das mulheres, como: filhos, futuro... e tendo seu maior ídolo como porta-voz!

    Um comercial positivo tem que saber explorar bem a emoção, como esse soube. Senão cai no risco de se tornar piegas ou desinteressante!

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