"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Considerações - Pesquisa CNI / IBOPE p/ presidência

A pesquisa divulgada ontem nos revela alguns parâmetros para a campanha presidencial:

CENÁRIO 1 (SERRA) / CENÁRIO 2 (AÉCIO) 

Dilma chegou a 30% na estimulada e está consolidada na disputa. Os números de Ciro e Marina estacionados revelam que teremos uma disputa polarizada, alguém duvidava disso?

CENÁRIO SEM CIRO GOMES

Com a saída de Ciro Gomes, existe uma distribuição bem uniforme de seus possíveis eleitores para os outros candidatos. Ou seja, por enquanto não sabemos quem lucra com a participação do Ciro, e quem ganhará com sua possível saída.

ESPONTÂNEA

Dilma aparece com 14% na espontânea, 4 pontos na frente do Serra, vendo que Lula lidera até hoje, vê-se um reflexo do padrinho, e o conhecimento maior de que ela é a candidata do Lula. A questão é: será que a candidata governista conseguirá andar com as próprias pernas?

Já Serra cai mais um pouco, por um lado a insegurança devido a não confirmação de sua candidatura pode provocar grande prejuízo no futuro, entretanto,  mesmo sem assumir abertamente que é candidato ficar nesse patamar de 30% não é nada mal, desde que em campanha Serra tenha coelhos na cartola pois já é um político bastante conhecido nacionalmente.

Enfim, essa história que pesquisa nessa época do ano não vale nada não passa da página 2. Realmente, intenção de voto deve ser relativizada, mas os retratos tirados a cada pesquisa já servem de munição para as estratégias dos candidatos, principalmente os dados e pesquisa não divulgados e usados internamente pelas equipes de campanha.

Uma coisa é certa, teremos uma disputa concentrada em dois candidatos. Parece que será inevitável o plebiscito (tão sonhado pelo confiante presidente Lula!). Mas se por um lado, as comparações de governos PT x PSDB poderá favorecer Dilma, o debate de currículos (experiências políticas e administrativas) pode ser de grande valia para Serra. Veremos como isso será trabalhado pelas campanhas! 

Imagens: blog do Fernando Rodrigues - http://uolpolitica.blog.uol.com.br/

2 comentários:

  1. Nossa...Confesso q não me surpreendo...Mas acreditava q Ciro Gomes não desistiria... Esse ano não é diferente dos otros, a se tratar dos candidatos, mas em estratégias eleitorais estamos sempre vivendo mudanças no meio político..Isso é ótimo, principalmente quando pensamos q a velha politica esta enfim evoluindo!

    Wesley Marcos
    Profissional de Marketing

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  2. Oi Wesley,

    mesmo que Ciro vá até o fim, pelo visto seu papel será apenas de coadjuvante na disputa eleitoral.

    Sobre as estratégias, muitos estão se perguntando porque Serra e PSDB não assumem de uma vez sua candidatura, enquanto do lado governista Dilma vem falando mais como candidata do que como ministra.

    Outro ponto importante será a observação do marketing digital em sua primeira eleição.

    Abraço!

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