"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

domingo, 14 de março de 2010

Apresentações, Logos Consultoria e o Marketing Político

Dizem que quando somos picados pela "mosca azul" da política não tem volta. 

Essa expressão parece ter vindo do jornalista Sertório de Castro que definiu a teimosia de Rui Barbosa ao concorrer (e perder) pela terceira vez a presidência do Brasil em 1919. Epitácio Pessoa venceu aquela eleição, mesmo passando a campanha eleitoral inteira em viagem pela Europa.

Mesmo antes de iniciar minha graduação em Ciências Sociais na UFMG, me lembro de menino com 9 anos, em 1989, sair perguntando para todos em quem iriam votar naquele ano: Lula, Collor, Brizola, Mário Covas, Maluf, Afif, Ulysses Guimarães, Roberto Freire, entre outros.

Durante o curso enfatizei muito a Sociologia e a Ciência Política em minha formação, professores de Partidos e Eleições me são marcantes até hoje, como Carlos Ranulfo e Fátima Anastasia. Além disso, me apaixonei pela pesquisa e desde muito cedo já trabalhava com estudos acadêmicos, de mercado e políticos.

Juntamente com o mestrado em Sociologia criei a Logos Consultoria e Pesquisa, que já está quase chegando aos seus cinco anos, com muito sucesso. A Logos atua com pesquisas de todos os tipos, mas também atende hoje consultorias empresariais, de gestão pública e marketing político.

Os estudos, palestras e cursos realizados no Mkt Político serviram de boa preparação, e tiveram inspiração principalmente no prof. Carlos Manhanelli (presidente da ABCOP), além de participação em eventos nos quais tive oportunidade de aprender com Chico Santa Rita, Rubens Figueiredo e Rodrigo Mendes. Hoje tenho a honra de também ser associado à ABCOP (Associação Brasileira de Consultores Políticos).

A verdade é que a "mosca azul" já fez seu trabalho, e em 2008 pude (à frente da Logos) realizar minhas primeiras coordenações de marketing político em três campanhas para prefeituras em MG, e uma para vereador também em MG (em outras oportunidades contarei suas respectivas histórias), mas o que importa nessa primeira apresentação é dizer que conseguimos 100% de vitórias.

Ou seja, além da excelência em pesquisas, em mais de 70 realizadas, tivemos um nível de assertividade superior a 90%, e pudemos contribuir via marketing político com os nossos candidatos sendo eleitos. 

E é com muito prazer que realizo esse trabalho que envolve "estratégia de guerra", a arte de "administrar uma campanha", planejamento, acompanhamento das percepções dos eleitores, aliados e adversários, o diagnóstico através das pesquisas e fabricação do remédio na dose certa (senão ele pode virar veneno e se voltar contra você), além de vários outros ingredientes.

Vamos falar aqui também de corrida presidencial e estadual que teremos esse ano, além de impressões sobre tudo o que envolve esse mundo do marketing da conquista, da ocupação e consolidação do poder conquistado.

Enfim, estão todos convidados a discutir aqui mais que um ofício, uma paixão: o marketing político!

6 comentários:

  1. É com imenso prazer,que ao postar meu comentário nesse Blog, digo q Estamos a um passo de uma nova fase, no meio politico onde muitos tem medo de expressar o que sentem ou aversão a politica.
    Isso se deve a falta de informação do assunto. E é por isso que parabenizo ao Caro Thiago Guadalupe pela iniciativa.
    E como estamos em ano de corrida eleitoral presidencial vai ai algumas dicas para saber se você candidato esta direcionado certo seus esforços de marketing político:
    1 - Atenção às mídias sociais para buscar participação e engajamento. (Twitter, Orkut, Ning, Facebook, Youtube, etc.).
    2 - Engajamento ocorre quando há co-responsabilidade.
    3 - Abuse dos blogueiros e twitteiros, os verdadeiros formadores de opinião da nova comunicação digital.
    4 - E-mail marketing gera seguidores, formadores de opinião, e muita informação sobre o comportamento. A ferramenta foi a responsável por 2/3 da arrecadação da campanha de Obama.
    5 - Seja objetivo. Mensagens curtas e claras são melhor absorvidas.

    Quanto ao resto posso até dizer mais. Mas ai não teria mais trabalho para me ocupar.

    Posso dizer fiquem atento a esse blog
    Riqueza de conheçimento!

    Obrigado Amigos !
    Até a Próxima.

    Wesley Marcos
    Profissional de Marketing

    ResponderExcluir
  2. Thiago, parabéns pelo blog e pelo ótimo conteúdo.
    E obrigada pelo link!
    Grande abraço,

    Gil

    ResponderExcluir
  3. Wesley, seja bem vindo!

    Realmente as redes sociais terão sua estreia em campanhas eleitorais esse ano. Pena que as reformas eleitorais foram medrosas e conservadoras, ainda estamos longe de poder usar a internet como ela foi usada na campanha do Obama!

    Mesmo assim, acho que o espaço virtual será um grande canal de propagação de discurso político das eleições desse ano.

    Acredito que ainda não terá tanto poder de conquista de votos (nem de formação de opinião), mas como demonstração de força e replicação de argumentos de campanha já será muito importante.

    Aliás, essa campanha já começou... Serra já está no Twitter há um bom tem (ao contrário de Dilma que possui perfis de admiradores), comunidades no orkut também já fazem defesas de seus candidatos...

    Vamos ficar de olho pra avaliar qual será a abrangência do mundo virtual em sua primeira eleição!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Gil,

    não precisa agradecer, mesmo de longe admiro muito seu trabalho. Tomara que consigar ir para o Congresso em Fortaleza para te conhecer pessoalmente.

    Volte sempre, sua presença aqui é uma honra pra gente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu fui a primeira a postar para dar os parabéns pelo novo blog. Mas, parece-me que o post foi perdido. Enfim,parabéns, muito sucesso e principalmente muitas conquistas neste ano eleitoral. Sua admiradora. Neli Alves

    ResponderExcluir