"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Eleições Presidenciais 2014


Compartilho com os amigos os jingles apresentados pelos candidatos nas Convenções Partidárias:

1) Dilma: natural que a campanha situacionista trabalhará em cima das realizações, é o que as imagens buscam passar, a ideia de que muito se conquistou. Além disso a música tenta traçar o perfil da mulher batalhadora, que não tem medo do trabalho, lutadora, inclusive utilizando ao final do vídeo imagens da época que a presidenta lutou contra a ditadura. Essas imagens de época parecem objetivar suavizar o atual perfil sisudo de Dilma. O ritmo nordestino (região de grande apoio ao PT) é amigável e passa a mensagem com suavidade. 


2) Aécio: o foco da mensagem é no nome do candidato, para fixação dos eleitores além das montanhas de Minas Gerais. Por isso mesmo, são utilizados vários personagens de cores e raças diferentes apontando sua escolha para Aécio. Esse vídeo parece bem restrito a convenção mesmo, pois é lógico que na campanha será feito um trabalho de desconstrução do atual governo e Aécio tentará ser posicionado como o representante da mudança radical.


3) Eduardo Campos: já essa mensagem já inicia buscando ocupar a posição da mudança, "coragem pra mudar o Brasil / eu vou com Eduardo e Marina" parece ser um bom slogan, pelo menos é forte. O nome de Marina é repetido no refrão, a tentativa de recuperar eleitores da última eleição da ambientalista já fica evidente. Além disso, tentou-se passar muita informação mas a fixação, por parte do eleitor, ficou difícil ainda mais passada de forma tão rápida. De qualquer forma, o slogan (ou refrão) ficou bem marcado.   







Nenhum comentário:

Postar um comentário