"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Onda Verde leva eleição presidencial para o 2º turno!

Dilma e Serra disputarão o segundo turno das eleições para presidente do Brasil, mas a vitória do dia 03 de outubro de 2010 foi de Marina Silva!

A candidata do Partido Verde chegou a exatos 19 milhões 636 mil e 335 votos; muito acima do que esperavam os institutos de pesquisa.  Dessa forma, Marina foi responsável por Dilma não conseguir atingir 50% + 1 dos votos válidos.

Serra teve a votação esperada e Dilma um pouco menos, cerca de 2 a 3% abaixo, mas chegou a bem próximo do que Lula conseguiu no 1º turno de 2006. E convenhamos que para a debutante em eleições não pode ser considerado um mal desempenho... acho que ultimamente muitos vinham se esquecendo que Dilma é Dilma, e Lula é Lula.

Voltando a vitoriosa do domingo de 1º turno eleitoral, Marina teve méritos nessa votação expressiva. Depois de um começo titubeante - chegando a dizer a asneira que não precisaria do Marketing Político em sua campanha... contratou Paulo de Tarso (o homem do "Lula lá" de 1989) e junto da personalidade verdadeira da candidata corrigiram a rota e subiram nessa "onda verde".

(Aliás tô cansando de ouvir pessoas sem conhecimento nenhum, inclusive na imprensa, que fazem uma dicotomia entre naturalidade do candidato x trabalho do consultor de marketing político - santa ignorância! O trabalho de Paulo com Marina é um exemplo de trabalho de exposição do candidato como ele realmente é!)

Essa verdade passada no trabalho de marketing da Marina foi um forte fator da adesão dos eleitores  a sua campanha. Aliás, alguns se arriscam a dizer que mais dez dias a situação de Serra poderia se complicar...

A questão é ...esses que se dizem "marqueteiros" (expressão já pejorativa) que acham que podem inventar imagem de candidato do nada, vender pro eleitor uma coisa que o candidato não é, em regra geral, esses péssimos profissionais, dão com a cara na parede.

O trabalho da campanha do PV foi o melhor na internet (principalmente no twitter), conseguiu conquistar os jovens, um nicho religioso importante, e os votos daqueles que não queriam entrar na polarização PSDB e PT.

Portanto, o que vimos nas urnas não é mágica... é fruto de um bom trabalho, e de uma candidata que tinha conteúdo, que tinha o que dizer ao Brasil, e disse!

2 comentários:

  1. Se ela fosse mais carismática, teria auxiliado o marketeiro! Você não acha? Aquela cara fechada o tempo todo, como se estivesse fazendo um sacrifício, atrapalhou um pouco. Depois da votação ela relaxou e o sorriso ficou bem mais simpático. Não sei se estou certa, mas para mim a "cara" do candidato ajuda ou atrapalha. Bj

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  2. Mais do que a cara, que realmente pode afastar (vide Lula 1989 e vide campanha da Logos de Dr Jorge 2008), o discurso dela melhorou na fase final...

    Quem viu o primeiro programa da Marina no Horário Elitoral Gratuito deve ter morrido de rir como eu... parecia propaganda de genérico do Greenpeace de última categoria!!!

    Na reta final ela tinha um discurso de maior conteúdo, principalmente vinculando o desenvolvimento sustentável com a EDUCAÇÃO.

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