"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Artigo publicado na Revista OQuê (na íntegra)


CONTINUÍSMO, INDECISÃO E POLARIZAÇÃO NACIONAL:
CENÁRIO POLÍTICO DE MANHUAÇU HOJE

Faz pouco mais de um mês que houve mudança de prefeito na cidade de Manhuaçu, aproveitando esse evento nós da Logos Consultoria fomos para as ruas de Manhuaçu e realizamos uma enquete.

Sobre o que estava acontecendo, um novo prefeito assumindo, cerca de 69% afirmaram saber do fato. No entanto, apenas 41% conseguiram falar corretamente o nome de Adejair de Barros, o novo prefeito de Manhuaçu.

Essa enquete da Logos, em parceria com a Revista OQuê, avaliou a satisfação dos cidadãos de Manhuaçu com a gestão do ex-prefeito Sérgio Breder, e também a avaliação da expectativa para a administração do novo prefeito, Adejair.

Como podemos observar no gráfico, não existe uma grande diferenciação dos eleitores de Manhuaçu sobre a avaliação da administração passada, e a expectativa deles sobre a nova gestão.

A avaliação é bem semelhante, o que revela, por parte dos cidadãos, uma perspectiva de continuidade de trabalho sem esperar grandes mudanças da prefeitura.

Vimos que Sérgio Breder saiu da prefeitura com 65% de aprovação, e que Adejair pega o executivo com uma expectativa no mesmo patamar entre 64% e 65%.

O cenário de mudança política é tão pouco pensado na cidade de Manhuaçu, que perguntados em quem votariam para prefeito nas próximas eleições, após os indecisos, Sérgio Breder continua sendo o nome mais lembrado.

Veja tabela com o resultado da espontânea para prefeito de Manhuaçu. Antes é importante lembrar, que a enquete, realizada em abril, não possui nenhuma pretensão de ser um estudo científico sobre a realidade pesquisada.

As opiniões sobre voto nos níveis estadual e federal revelam, que como todo brasileiro, o manhuaçuense ainda não vive clima de eleições. Prova disso é Aécio e Lula liderando suas respectivas funções, sendo que ambos não podem sair mais como candidatos após cumprirem dois mandatos.

Muitos especialistas vêm alertando que esse ano, no Brasil, entraremos mesmo no ambiente eleitoral apenas após passar a Copa do Mundo, o que não deixa de ser uma observação pertinente.

Sobre os citados para Governador e Presidente da República, veja quem apareceu na Enquele Logos/OQuê:
Nosso objetivo não foi só avaliar o que as pessoas da cidade pensam da prefeitura, mas também saber como anda o interesse político da população manhuaçuense em pleno ano de eleições.

 
Outro ponto, segundo nossa enquete, que Manhuaçu também segue a tendência nacional é a constatação de que teremos uma eleição polarizada, e muito disputada entre dois candidatos, Dilma e Serra.


Cabe os mesmos questionamentos nacionais: Lula conseguirá transmitir votos para Dilma? Teremos uma eleição plebiscitária das realizações - Governo FHC x Governo LULA?

Em outubro teremos os vencedores, agora essa decisão, em quem votar para deputado estadual, deputado federal, governador e presidente, ficará pra quando entre os manhuaçuenses?

_____________
Thiago de Carvalho Guadalupe é Diretor da Logos Consultoria e Pesquisa; Mestre em Sociologia pela UFMG; Consultor em Marketing Político credenciado pela ABCOP; Professor da Facig e do Colégio Objetivo.



4 comentários:

  1. Eu não posso comentar sobre Manhuaçu, afinal sou visitante -qualquer dia vou transferir meu título- mas acho que isso acontece em todas as cidades. O povo tem "preguiça" de pensar! "Ah, tá bom como está", ou ainda "Se melhorar estraga". Triste!

    ResponderExcluir
  2. Oi Neli,

    isso ocorre quando não existe uma oposição clara, forte e definida.

    Dessa forma, o eleitor também se vê sem opção para confiar em alguém seu desejo de mudança (quando for o caso).

    Abraço e volte sempre no nosso buteco!

    ResponderExcluir
  3. Não podemos subestimar os eleitores...Mesmo se tratanto de cidade pequena...
    essas pesquisas sao a base de campanha política e até mesmo para um maior conheçimento sobre os candidatos, tanto para eleitores patra quem trabalha na campanha.
    Pórem deixo um exemplo do passado...Os mesmo eleitores que colocaram Collor na presidência, também o tiraram...
    As vezes parecem não saber mas sabem mais do que imaginamos...
    Esses dados da Empresa Logus é sempre muito bem vindo à cidade de Manhuaçu e região, Sem eles seriam como se andásse-mos no escuro....

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Wesley,

    você sabe a seriedade de nosso trabalho!

    Sobre os eleitores, concordo com você, essa história que eleitor é ignorante costuma ser desculpa de candidato ou simpatizante perdedor.

    As escolhas/opções é que as vezes são limitadas, mas com a experiência que temos rodando MG inteira, além de cidades fora do estado, podemos dizer que o eleitor hoje sabe bem os políticos que trabalham, e aqueles que não fazem nada. Principalmente, na esfera municipal.

    O caso de Manhuaçu não me surpreende, temos um grupo político forte há pelo menos dois mandatos... e por outro lado, não existe nenhuma voz forte de oposição. Se apenas a situação ocupa espaço, quem estará com maior força no imaginário político dos moradores da cidade?

    ResponderExcluir