"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Diário de um Consultor de Marketing Político (parte 1)

Em meio a correria das disputas eleitorais, vou deixar aqui relatos do dia-a-dia das campanhas. Assim, podemos por em debate como estão sendo aplicados os conceitos de marketing político.

Esse é um momento importante, pois com o início do horário eleitoral nas rádios e TVs os blocos tem que ir pras ruas, ou seja, o posicionamento escolhido será exposto a partir de agora. E candidato que não consegue se posicionar bem segundo a estratégia escolhida por sua equipe se complica e confunde a cabeça do eleitor.

Em duas cidades de MG que estou trabalhando precisamos reforçar posições totalmente diferentes. Na primeira, a prefeita busca a reeleição com uma administração muito bem avaliada. Dessa forma, partimos do princípio da força de Clausewitz: "quando o candidato está com a força de intenção de votos a seu favor (no topo da montanha), seu trabalho é apenas se defender, concentrando forças para prever contra-ataques e defesas". Nossa maior preocupação é mostrar tudo o que foi feito, trata-se de uma campanha defensiva e que seu caráter plebiscitário nos é muito favorável. Por fim, a prefeita é tão querida pelo povo que é chamada por todos na cidade de madrinha.

Já na segunda cidade, a menos de 60km de distância, estamos na oposição junto a um grande grupo de lideranças da cidade que estão insatisfeitos com o atual prefeito. Outro ponto importante é que nosso candidato possui um perfil de "homem simples", do povo, o que não acontece com o prefeito. Estamos em uma difícil (e tradicional) batalha eleitoral do homem do povo x prefeito-herói (que se apresenta como o salvador que resolverá todos os problemas da cidade).

Em comum, ambos candidatos possuem uma forte imagem de homem/mulher simples, do povo, mas terão posicionamentos diferentes de acordo com o contexto político que vivem em suas cidades. Agora esse posicionamento precisa ser expresso na comunicação da campanha - nos materiais, rádio, TV, etc. A começar do adesivo (foto), slogan e jingle, que como podemos perceber acima não surgem do nada, e nem da cabeça de feiticeiros iluminados. Nesse momento as pesquisas, quanti e quali, são importantíssimas!!!

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Pitacos nas campanhas eleitorais de Vitória

Como moro em Vitória-ES e não estou trabalhando por aqui, me desculpem os colegas, mas me darei o direito de "cornetar" o que ando vendo por aqui.

Luiz Paulo - possui o momento político mais favorável, após 8 anos de administração do PT, e já tendo um forte nome por já ter administrado a cidade, o grupo de Luiz Paulo começa também no estilo paz e amor... com o slogan "vitória cheia de vida" já deixaram claro no primeiro dia que não farão uma campanha combativa de oposição, a ideia é surfar na onda do atual cenário político. (Agora o que foi aquele jingle??? Uma gritaria danada que não se aproxima nem um pouco do eleitor)

Iriny - o contexto não favorece, os eleitores parecem estar cansados de administração do PT, e consequentemente ela parte do maior nível de rejeição entre todos os candidatos concorrentes. Foram muito felizes no slogan: "para cada vida uma vitória". Agora o programa de TV me deixou preocupado, parecia uma campanha para a vereadora das mulheres, e campanha para executivo não pode ficar presa em nichos.

Luciano Rezende - o cenário seria favorável para Luciano se Luiz Paulo não estivesse na disputa. O candidato tucano é quase que uma mudança natural mais confiável porque já foi testado. Agora, nesse primeiro dia de propaganda considero a campanha que melhor soube expor seu posicionamento na rádio e TV - a mudança! Ocupou muito bem esse espaço, apresentou um jingle gostoso (cantado por artistas da terra) que cola muito bem no ouvido. No entanto, estão pecando na apresentação visual com dois símbolos que se misturam e parecem não querer dizer nada... um losango amarelo (definitivamente não entendi essa figura!) + um v junto de um bonequinho e o slogan "muda vitória", é muita informação não é não?

Abraço e até a próxima!
  





Um comentário:

  1. Agora senti o antigo Thiago, entusiasmado com o que gosta de fazer. Parabéns!! Sucesso na campanha e no blog! Neli

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