"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

domingo, 22 de maio de 2011

Comunicação: Ferramenta de Gestão Municipal

Esse foi o tema do 28º Congresso da Associação Mineira dos Municípios, a equipe da Logos Consultoria esteve presente nesse evento que ocorreu entre os dias 03 e 05 de maio, e pudemos reforçar a pertinência desse debate hoje.

A comunicação das ações governamentais; a Ética na Comunicação; o uso das Redes Sociais nos mandatos e políticas públicas; enfim o Marketing Político: do governo às eleições; foram temas das palestras centrais e contribuíram muito para políticos e assessores compreenderem melhor como uma gestão eficiente da comunicação de suas administrações podem resultar em melhoria de imagem e da própria relação político-eleitor.


28 Congresso Mineiro de 
Municipios

Essa fala parece "chover no molhado" e também parece óbvia, mas como mostrou Marcos Coimbra em sua apresentação, uma coisa é a fala dos prefeitos... não encontramos nenhum deles falando que pesquisas e marketing político não são ferramentas de grande importância, mas como também bem disse Paulo Vasconcelos no mesmo debate, a prática é outra... mais da metade das prefeituras de Minas Gerais não possuem orçamento para comunicação (e pesquisas) definidos.

Conclusão: muitos políticos ainda tratam o marketing político (tanto de governo quanto de eleições) como despesas, e não investimentos de primeira importância, provavelmente, são esses também que mais se surpreendem com os resultados das urnas. No entanto, ainda tratam mandatos e eleições como questões de sorte e azar, e não como uma gestão profissional na qual deve buscar cumprir metas, e ainda, saber divulgar e comunicar seus feitos da melhor maneira possível!


28 Congresso Mineiro de Municipios

As perguntas e debates estabelecidos reafirmam essa impressão que tivemos, de que muitos políticos que estão no poder em MG hoje estão atrasados no uso da comunicação como ferramenta de gestão, o que me incentiva a abrir nesse espaço uma série de ensaios sobre os "Mitos do Marketing Político". 

Para não deixar o amigo blogueiro curioso trataremos de temas como: o canidato é artificalmente construído por seu consultor de marketing? / resultado de pesquisa muda eleição? / o marketing político é um mal para as eleições? / o marketing político é inimigo dos eleitores? / o marketing político é despesa desnecessária para a administração pública? / o marketing político é um mero detalhe em uma eleição?


Espero os amigos em breve para debate desses temas!!! 

Abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário