"O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções." (Al Ries)

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Alto número de indecisos para senador e deputados: a culpa é do eleitor?

Como toda eleição para cargo proporcional no Brasil, os eleitores chegarão aos últimos dias antes da votação sem definir em quem votar. 

Pelo menos cerca de 30% dos eleitores não deverão chegar ao dia 03 de outubro com candidatos a senado e deputados (estadual e federal) definidos.


A questão é: por que isso ocorre?

A resposta simplista da pobre mídia nativa costuma ser relacionada a tese furada de que o eleitor brasileiro é alienado e ignorante... Para os políticos essa ladaínha é perfeita, pois tiram deles qualquer tipo de responsabilidade de conscientização eleitoral.

Só temos as costumeiramente boas peças publicitárias do TSE, mas elas não são suficientes para atingir todos eleitores brasileiros da forma que deveria, nem possuem capilaridade suficientes pra chegar a diversidade de público eleitores que temos no Brasil.

Em uma eleição como a desse ano que mistura diversos cargos diferentes, e que de uma só vez nos obriga a votar em Presidente, Governador, Senador 1, Senador 2, Deputado Federal e Deputado Estadual... não me venham falar que só os pobres e pouco escolarizados terão dificuldades, não só em como votar, mas também em saber o que cada um desses cargos políticos objetivam.

Agora, fico me perguntando o que os candidatos contribuem nesse processo... muito pouco, ou quase nada!  

Aliás muitos se aproveitam dessa mistura de cargos, funções e números para tentar ganhar votos confundindo ainda mais a cabeça do eleitor... (como aquele candidato ao senado de SP que está se fazendo passar por Ciro Gomes usando só o nome Ciro na sua campanha).

Depois de analisar sobre o postado acima, chego a conclusão do por que da pobreza das campanhas de deputado e senadores. Acredito que todos percebam que é quase regra geral que essas campanhas se pautam pelo quanto pior melhor... e é interessante para os candidatos que seja assim (principalmente para os políticos incompetentes).

As campanhas de deputado que vi nessas eleições não se preocuparam com mensagem nenhuma, não estabeleceram diálogo nenhum com eleitor, o que vi, foram paródias horrorosas (que nem podemos chamar de jingles), muito material impresso de qualidade duvidosa, para poluir bastante as cidades... e o pior é que acham que isso já é o suficiente!

Aliás, pior ainda são aqueles que pensam que trabalhar uma boa comunicação com o eleitor é perda de tempo... e que na verdade o que ganha eleição são as velhas práticas de compra de votos e troca de favores, pois é amigos, isso ainda é mais comum do que muitos pensam!!!

Depois disso tudo... o eleitor ainda é culpado de chegar sem saber em quem votar no dia da eleição??? Se isso for sinal de alienação preciso confessar então que sou mais um...


(Para os clientes da Logos Consultoria, tem funcionado muito bem o mapeamento de indecisos... agora o trabalho de pesquisa e marketing político que fazemos é para uma minoria que trabalha suas campanhas de forma diferenciada, partindo do princípio de respeito ao eleitor!)

domingo, 26 de setembro de 2010

Eleições em MG: o voto Dilmasia será dominante no estado!

Pelas pesquisas que realizamos em cidades de MG não há a menor dúvida que o fenômeno Dilmasia (voto em Dilma + Anastasia) será bastante forte nas urnas do próximo domingo.

Isso vai ocorrer por dois fortes motivos: 

1º) os eleitores de MG aprovam o governo Lula e o governo Aécio, de forma lógica e racional ("time que está ganhando não se mexe") a grande maioria vai optar pela continuidade nos âmbitos federal e estadual;
2º) os acertos que a campanha nacional do PT teve - trabalhando bem a imagem do Lula junto a sua candidata; a campanha estadual do PSDB também conseguiu com um bom trabalho Aécio / Anastasia.


Em termos de estratégia política, MG talvez seja um dos poucos trabalhos de se admirar do PSDB (que caminha para uma grande crise pós dia 04 de outubro).

A forma como Aécio foi aproveitado nas peças publicitárias foi excelente! Ficou muito claro que Aécio transfere grande parte de seu sucesso para Anastasia, e além disso, em momento algum ambos se vincularam à Serra. Sem dúvida já calculavam a tendência do grande número de votos Dilmasia.

Outro exemplo interessante foi a trilha sonora escolhida. Anastasia teve um dos poucos jingles decentes (comparado a todos que ouvi nessas eleições 2010), bonito, com bom conteúdo (associado ao tema da campanha - o candidato 'verdadeiramente' de MG) e ainda cantado por grandes artistas de MG como Milton Nascimento, Lô Borges, Tavinho Moura, Flávio Venturini, Skank e cia...


(jingle precisa emocionar e esse emociona! Os deputados tinham que aprender essa máxima e parar de  fazer um milhão de paródias ridículas que são baratinhas pro bolso, mas enchem a paciência dos eleitores!!!)

O PSDB de MG fez uma campanha alegre, com propostas, apresentando realizações, e agora vai colher os frutos... será que o PSDB paulista (ops, nacional né!) vai aprender um pouquinho com seus colegas mineiros? Ou se fechará cada vez mais obrigando Aécio a formar um novo partido?

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Só agora temos um candidato de oposição!

A eleição presidencial de 2010 está definida desde o ano passado, portanto, não podemos exigir da equipe de Serra uma reversão de um cenário totalmente favorável ao adversário, assim como era para FHC em 1994. Aquela eleição do Plano Real nem milagre daria a vitória para o Lula.

Mesmo com todo cenário econômico, social e político contra, me permito ainda avaliar que do início da campanha até aqui a equipe tucanca conseguiu fazer muita bobagem, que talvez tenha facilitado ainda mais a terceira vitória consecutiva de Lula (ops, Dilma).

Hoje Serra apresenta um discurso nacional, de oposição, e abraçou a estratégia de denuncismo e disseminar o medo para a população (medo sempre ele! Será que os tucanos ainda não aprenderam a lição nas últimas duas eleições?). Se essa estratégia agora é a melhor opção é outra discussão, mas a diferença hoje para a linha de campanha do início é gritante.

A campanha de Serra começou com a tentativa de fazer dele um sucessor de Lula, Lula e Zé, como era de se esperar não colou né?! 

Outra coisa, inexplicavelmente a campanha de Serra começou com um discurso fragmentado da Saúde (ou melhor só Saúde) sem propostas nacionais, veja as propagandas de hoje quanta diferença... mas passar um mês dessa forma é inaceitável pelo investimento (e equipe) de sua campanha.

Agora mudou! Não vemos mais o Serra com propaganda de vereador e querendo sempre se comparar ao Lula.  Faltando menos de 20 dias para as eleições podemos identificar alguma fala de candidato de oposição.

Como diz muito bem o professor Manhanelli, a imagem dele nunca será de pai dos pobres (a insistência nas primeiras semanas em falar que é de origem pobre foi constrangedora!), ele deveria ter partido desde o começo para o líder que chega para resolver os problemas do Brasil... depois de muita confusão sua equipe chegou a essa conclusão agora.


Por que tanta demora? Demora essa que provocou uma surra em termos de assertividade de estratégia política do adversário. Até porque, se os programas de Serra são totalmente diferentes hoje é porque a avaliação inicial foi muito equivocada.

Sobre a recorrência à busca de escandâlos, só sobrou isso a Serra, não ganha eleição como em 2006 não ganhou... mas a equipe tucana tem grande parte da imprensa a favor que contribui enormemente para uma disputa eleitoral denuncista. Repito que isso traz pouquíssimos votos, mas cada um luta com as armas que tem.

Alguém acredita que o eleitor bolsa-família (ou qualquer outro programa de benefício social) deixe de votar na Dilma por conta de vazamento de informações de um pessoal que eles não tem a mínima noção de quem seja?

Único fato que daria 4a vitória a Serra é Dilma em um acesso de loucura ir às rádios e TVs falar que não seguirá nada do que Lula fez em seu governo! Esse é o escândalo que impactaria na transferência de milhões de votos para Serra... convenhamos que é mais fácil elefante voar, não é?!